top of page

Vale a pena fazer intercambio? Vou explicar por que não funcionou pra mim.

Updated: Apr 2


Já há muito tempo, o plano de fazer um intercambio estava presente. Pesquisei por anos diversas agências de intercambio, os custos eram altíssimos para passar 1 ou 2 meses fora em países como o Canadá e Irlanda. Procurei por bolsas de estudo e me candidatei a várias delas sem sucesso. A maioria delas era muito competitiva e com poucas oportunidades na minha área de estudo.

O que vale são as experiências ( eu e o lagarto virando amigos )
O que vale são as experiências ( eu e o lagarto virando amigos )

Algumas das bolsas de estudo pediam uma alta pontuação no teste TOFEL de proficiência em inglês só para você concorrer.  Para realizar este exame além de um grande preparo você precisa desembolsar mais de 200 dólares. 


Fiz as contas, percebi que juntar dinheiro para fazer intercambio por uma agência ia ser caro demais e eu ia precisar de alguns anos para juntar. Eu não tinha tanto tempo. Em 4 ou 5 anos nossas vidas podem mudar muito.


Fazer o teste de proficiência para continuar tentando bolsas de estudo era caro, muito trabalhoso e pouco provável, devido a quantidade de bolsas disponível.


Pensei assim: Preciso de uma estratégia nova!


Comecei me fazendo a seguinte pergunta: O que eu mais quero com uma experiência de intercâmbio?

Estudar seria bom. Trabalhar também seria muito bom. Mas percebi que esses não eram os motivos reais, esses eram possíveis veículos para me manter no lugar do intercambio.


Ou seja, o trabalho me daria dinheiro para me manter. O estudo me daria bolsas de estudo para me manter. Claro que eu adoraria estar me beneficiando de estar estudando ou trabalhando por causa do aprendizado, e eu gosto muito de aprender. Mas talvez eu poderia aprender de outras maneiras.


Então fiquei com as seguintes perguntas:

1- Como posso ter uma experiencia no exterior de aprendizado sem estar trabalhando ou estudando?


2- Pra onde eu vou?


Haviam mais perguntas. Mas uma vez que essas fossem decifradas, as outras não seriam tão difíceis.


Uma experiencia no exterior de aprendizado, pra mim, significava ter contato com outras pessoas, aprender sobre diferentes culturas, treinar um idioma, fazer novos amigos, aprender coisas novas e interessante, ver novas paisagens, experimentar novos sabores e cheiros.


Esse era o significado de uma experiencia no exterior. Mas pra isso eu precisava de mais que 1 ou 2 meses, precisava de pelo menos 5 ou 6. eu queria que fosse profundo demorado e intenso.


Pesquisando e lendo muito sobre isso descobri uma solução incrível e bem em conta: O trabalho Voluntário. Descobri que muitos lugares trocam trabalho de diversas formas por estadia, e as vezes estadia e alimentação. Se eu pudesse trabalhar de voluntário em qualquer lugar junto com outras pessoas, eu poderia aprender sobre a cultura delas, poderia aprender alguma coisa nova e também poderia treinar o idioma.  Ou seja. praticamente tudo que eu precisava.


Eu já havia decidido que queria fazer isso. Queria trabalho Voluntário. Para descobrir pra onde eu iria, eu fiz uma lista de 20 países que eu julgava interessante. Pesquisei muito sobre cada 1 deles, ví quais deles tinha um baixo custo de vida, fosse considerado seguro, e que tinha uma boa relação cambial com a nossa moeda.


Cheguei em um resultado pouco comum para as pessoas que procuram experiencias no exterior( ao menos na época). O resultado foi...


Tailândia.

Eu e o grande Buda de Sukothai
Eu e o grande Buda de Sukothai

Pense. Talvez você esteja muito apegado a idéia de fazer seu intercâmbio em um país europeu, ou um país mais desenvolvido como o Canadá ou mesmo os Estados Unidos. Que tal ler sobre outros países? Sabia que existem mais de 200 países no mundo? Você vai se surpreender com o que pode encontrar.


Neste blog vou fazer várias pastagens sobre a minha viagem na Tailândia que durou 6 meses ( a primeira vez que fui ). Essas postagens vão ajudar a entender como a Tailândia é especial. Mas em uma próxima postagem eu vou mostrar como encontrei meu trabalho Voluntário e vou dar uma noção do custo que tive para fazer essa viagem.


Estou muito grato por ter lido sobre minhas experiencias e minhas idéias...

Um grande abraço,

Visita lá o meu instagram: @felipe_blanc e @fuiaomundo

Yorumlar


bottom of page