Bangkok. Chegando e usando o transporte público.
- Felipe Blanc
- Feb 10
- 3 min read
Updated: Apr 2
O meu primeiro encontro com o continente asiático foi maravilhoso. Há quem diga que não podia ser melhor. Eu pousei pela primeira vez na capital tailandesa, Bangkok. Uma cidade interessantíssima, que não para em nenhum momento, com templos budistas de arquitetura tradicional em meio a prédios enormes e moderníssimos.

Eu cheguei bem no começo de uma época que eles chamam de estação das chuvas. Ainda não estava chovendo muito, mas o calor era insuportável. Os termômetros marcavam 39 graus e a umidade era muito alta. Era muito, mas muito suor.
Antes de chegar a Bangkok eu tratei de conhecer como funcionava o transporte público. Em todo o caso eu procurei no aeroporto um lugar onde eu pudesse conseguir um mapa, e foi fácil. A menina do balcão de informações foi muito solicita, me deu o mapa e fez questão de me mostrar aonde eu iria ficar e todas as baldeações que eu deveria fazer no metrô.
Procure utilizar sempre que puder o transporte sobre trilhos, por que o transito é bem complicado. Entenda que para sair do aeroporto Suvarnabhumi ( o maior e mais usado, provavelmente por onde você vai chegar ) você terá as linhas de ligação com o aeroporto. Você deve utilizar a azul, a amarela ou a vermelha ( algumas são expressas e mais caras ) para chegar ao metrô (MRT) na estação Phetchaburi, ou até a linha verde que é o skytrain BTS ( um trem que se locomove apenas por viadutos na cidade ) na estação Phaya Thai.
Você irá escolher de acordo com o lugar que você quer ir, eu recomendo fortemente que você escolha uma hospedagem que não fique longe de uma das estações de metrô ou do BTS Skytrain.
Lembre-se que quando você realizar a baldeação e uma das estações você precisará comprar outro bilhete já que o transporte não é integrado.

Importante.
As estações de metrô ( MRT ) possuem máquinas de auto atendimento, você pode escolher a opção em inglês e pagar com cédulas ou moedas.
Na estação do BTS Skytrain na maioria das vezes você terá máquinas de autoatendimento que aceitam apenas moedas. Caso você não tenha moedas, você poderá se dirigir a um dos caixas, entregar uma nota e eles trocarão o seu dinheiro em moedinhas.
Diferente do transporte sobre trilhos no Brasil, em Bangkok a máquina de auto atendimento calcula o preço de acordo com a estação que você irá saltar, quanto mais longe mais caro. Quando passar na roleta de entrada da estação guarde o bilhete, pois você precisará colocar na catraca da estação em que sair.
Observe o mapa abaixo para entender. Você pode imprimir ou salvar em seu celular para levar com você, será muito útil acredite. Você poderá pegar um mapa no aeroporto mais a maioria das vezes o mapa é um mapa da cidade e não especificamente do transporte público. Neste mapa é bem mais fácil achar as estações. ( tenha os 2 tipos de mapas )

Para visitar alguns pontos turísticos você pode utilizar as embarcações do Rio Chao Phraya. É um passeio bem legal. Em outra postagem falarei sobre o Grand Palace ( complexos de templos ) e como você pode usar o transporte de barcos para chegar nele. Vale a pena!
Para se locomover por distancias pequenas o taxi e o tuktuk valem a pena, mas tenha dinheiro trocado, por que se não o motorista vai dizer pra você que não tem troco, ou vai fingir que não entende o que você está falando.😅
Até a Próxima... @felipe_blanc / @fuiaomundo
Comentarios